terça-feira, 9 de junho de 2009

Crueldade Humana

Uma coisa me chocou profundamente na terça-feira passada, na aula de farmacologia, quando professor nos levou para o laboratório. Chegando lá, ele fala com a responsável da sala: “- Pode trazer.” E logo arregalei meus olhos, inchados de tanto sono. Para a minha surpresa, ela trouxe seis ratinhos brancos lindosss, em três gaiolinhas pequenininhas. Meus olhos encheram de lágrimas, fiquei morrendo de pena por eles estarem naqueles espacinhos tão apertado. Seguindo com sua voz firme e grossa, ele disse: ”-Hoje faremos a prática da aula de via de administração.” E eu me tremi toda, e perguntei pra todo mundo se os ratos irão morrer. Ninguém me respondeu, e ali fiquei esperando a experiência começar. O professor começa a explicar, sutilmente, o que faríamos com os ratos, e aí foi quando o terror começou. Veríamos cada rato morrer de forma diferente. Parada cardíaca, respiratória, convulsão... E por ai vai. Comecei a chorar, tapei os ouvidos (porque eles começaram a “gritar” quando o professor injetava as “coisas” neles.), e fui tentar sair da sala (eu não era obrigada a ficar ali.). Pro meu desespero a porta estava trancada. Comecei a ficar sem ar, me tremendo da cabeça aos pés. Encostei-me na parede e comecei a rezar... Eu já disse que não sou muito religiosa?Pois bem, tenho minha fé independente de qualquer religião, e acredito no óbvio, que o homem veio do macaco. Quando me “acalmei”, corri na salinha onde a responsável estava e gritei pedindo que abrisse a porta. Lá fora chorei mais um bocado, e minhas amigas me enrolaram me falando de outros assuntos sobre o final de semana. No final da aula, entrei pra pegar minhas coisas, e vi a cena mais triiiste do mundo: O ratinho respirando forte, agoniando e morrendo em seguida. Foi de arrasar o coração. Depois o professor veio falar que eu deveria me preparar, porque iria ver pacientes morrendo nas macas e eu não poderia chorar desse jeito. Rá, eu não precisava escutar aquilo, né? Respondi com meio tom de grosseria que preferia ver um humano morrendo a um animal. E fui embora.
No dia seguinte, o comentário geral era que eu não estava na profissão certa. Ora bolinhas de gude, meras estudantes, que não sabe quem serão... E se serão verdadeiros profissionais, falando de mim. Hahaha ¬¬
Olhei pra geral que estava na minha frente e respondi:
“-Recolham-se as suas insignificâncias.”
Creio que com poucas palavras, resolvi o problema.

3 comentários:

  1. Concordo com vc. Tbm não suporto ver pessoas maltratando animais, imagine matando um ratinho... Uma coisa é uma pessoa morrer por algo que acontece, outra é vc provocar essa morte, de formas grotescas, como essas do ratinho. Acho que eu teria uma reação parecida com a sua...

    ResponderExcluir
  2. eu acho que sei como tu ficou, amiga.
    imagino!

    eu nem falo de mim, pq como tu sabe, eu também sou assim.

    ResponderExcluir
  3. Uma vez, eu lembro na quarta série, fui fazer um trabalho em grupo de biologia, aí um colega meu levou um camaleão, só que eu não tinha noção do que ele queria fazer se era só pra exibir, ou mostrar que era realmente dele ou sei lá, só que chamou o meu grupo e mostrou a faca e começou cortar pelo rabo, pernas, abriu a barriga e tudo. E eu aqui assistindo, assustada e pálida! Realmente existe muitas crueldades humanas...

    ResponderExcluir